2013/05/07

Como subir numa escada rolante


Por Rogério Silva

Subir por uma escada rolante não é tão simples como pode parecer. Em primeiro lugar uma escada rolante parece uma escada, mas não é. Só parece, mas é uma esteira, ou melhor, é uma escada rolante. Julio Cortázar mostrou como é uma escada convencional. “Nela frequentemente o chão se dobra de tal maneira que uma parte sobe em ângulo reto com o plano do chão, e logo a parte seguinte se coloca paralela a esse plano, para dar passagem a uma nova perpendicular, comportamento que se repete até alturas extremamente variáveis.” Descreve.
Quando você olha uma escada rolante parada, é quase isso o que você vê, mas quando ela entra em movimento tudo muda. Em movimento ela passa a ser uma esteira que sobe em formato de escada, movida por dois eixos paralelos situado em cada ponto da escada. Um embaixo, outro em cima. Ao lado, no alcance das mãos existem duas correias de borracha que se movem junto com a esteira (ou escada). Pode servir de corrimão, onde a mão fica parada.
Esse apetrecho é todo construído em metal, ocupam em espaço muito maior que uma escada convencional e é movido a energia elétrica. Sim, tem dispositivos de segurança e é de fácil manuseio. Até uma criança pode se conduzir sozinha, mas preferencialmente acompanhada de um adulto.
O método empregado para ascensão é parecido com a escada convencional. Abaixando-se e pondo a mão esquerda numa das partes verticais, e a direita na horizontal correspondente, fica-se na posse momentânea de um degrau ou escalão. Cada um desses degraus, formados, como se vê, por dois elementos, situa-se um pouco mais acima e mais adiante do anterior, princípio que dá sentido à escada, porém aconselha-se a olhar sempre para frente e manter a sua mão na correia preta de borracha para sua maior proteção e segurança. Ao inicio e ao fim da escada deve-se prestar a atenção para que os pés não fiquem presos. O mais importante é que uma vez na escada (ou esteira) a pessoa deve se colocar à direita da mesma e ficar parada, ou à esquerda se você for canhota. Sempre existem apressadinhos que preferem subir como na escada convencional, que quase sempre existe e ao lado dessa!
Se você estiver num shopping Center e quer ir a uma praça de alimentação, talvez tenha que repetir essa situação depois de encaminhar-se ao outro lado no andar que tiver alcançado. As praças de alimentação costumam ser sempre no terceiro andar. Talvez alguma superstição, não sei. Portanto será necessário repetir essa operação. Ao mínimo descuido acidentes acontecem, crianças e velhos caem, bolsas e saias ficam presas, ou qualquer outro tipo de acidente. Por isso é preciso muito cuidado! Às vezes ela para no meio do caminho, por defeito ou falta de energia, e você terá de continuar com o que aprendeu com Julio Cortazar. Se alguém tentar desobedecer à vigência do movimento e quiser subir enquanto ela estiver descendo ou vice versa, não se assuste. Geralmente acabam por obedecer ao sentido da escada.
Para sair, faça como aprendeu para subir e mantenha a calma! A modernidade chegou e as escadas nunca mais serão as mesmas!

Nenhum comentário: