2008/10/13

Vou só relaxar...

Por Rogério Silva

- Aonde você vai?

- Sei lá, vou sair por ai, pra espairecer. Alberto responde descontraidamente.

- Pra espá-o-quê? Pergunta Matilde sem entender.

- Espairecer, desanuviar. Pra relaxar, entende? Disse-lhe tentando esclarecer.

- Relaxar de que, homem?! Você não tem feito outra coisa nos últimos tempos. Desde que você se aposentou não faz nada, a não ser ficar aí, diante desse maldito computador. Eu não entendo nada dessas coisas. Mas eu só vejo você jogar cartas. Às vezes está lê ou vê um filme. Eu até penso que tem televisão aí no computador. Acrescentou, aparentando alguma indignação.

- Pois é. O computador tem disso mesmo. Você pode jogar, ler, conversar, se atualizar, e se quiser ainda tem um montão de outras coisas que se pode fazer. Disse-lhe numa tentativa de convencê-la a se interessar.

- Aposto que você fica aí é namorando! Às vezes vejo você olhando pra essas mulheres muito bonitas. Acho até que você as conhece? Perguntou sem esconder o seu ciúme.

- Claro que não. É a internet que faz tudo ficar muito público. O que cai na rede roda o mundo todo. Disse ele querendo esclarecer.

- E essas mulheres também? Perguntou já irritada.

- Sim. Daqui a pouco eu volto. Disse ele, já se dirigindo à porta.

- Como assim, daqui a pouco? Perguntou ela, numa tentativa de ganhar tempo para dizer-lhe mais alguma coisa e fazê-lo desistir.

- Eu vou sair, vou só caminhar um pouco. Se eu encontrar alguém, de repente, bato um papo, tomo um chope, sei lá! Depois eu volto! Falou tentando acalmá-la.

- Já sei. Você vai é encontrar com uma dessas sirigaitas. Disse-lhe com uma calma e superioridade de quem tem certeza do que esta fazendo.

- Não, essas meninas não ficam perambulando por aí o dia inteiro. É mais fácil você vê-las na internet do que ao vivo. Se você quer saber eu nunca vi, sequer a Juliana Paes de perto. Nem a Gisele, nem a Flávia Alexandra ou outra celebridade qualquer.

- A Juliana Paes tudo bem, ela é atriz, tem mais o que fazer, mas essas duas aí que você falou com tanta intimidade...

- Tem intimidade, não! To falando da modelo e da atriz! Até logo! Acenou numa nova tentativa de sair.

- Espera aí. Na volta você podia passar no mercado e comprar...

- Não vai dar, eu vou pro outro lado. Disse ele interrompendo o pedido.

Ela faz uma nova tentativa.

- Então você passa na farmácia...

- Também não vai dar. Vou só espairecer. Falou com a intenção de amenizar.

- Você ta é de má vontade. O que custa você passar no açougue? Disse Matilde já muito aborrecida.

- Mas você não esta entendendo. Eu só quero me distrair!

- Mais distraído do que você! É impossível! Ela acrescentou com desdém.

- Ta bom! Você tem razão, mas eu preciso sair. Alberto falou para amainar.

- Reparou que está chovendo? Insistiu ela.

- Pode deixar que eu não sou de papel para desmanchar, nem de pano para encolher! Acrescentou visivelmente irritado.

- Então ta! Mas você vai perder! Arriscou numa nova tentativa.

- Perder o que?

- Nada não, xa-pra-lá! Disse colocando dúvidas em sua cabeça, enquanto olhava para as unhas dos dedos como se estivesse reparando a pintura.

Desconfiado de que sua mulher poderia armar alguma coisa de mal-gosto, que ele pudesse se arrepender depois, perguntou:

- Fala mulher, o que é que eu vou perder?


- Um jogaço! O mengão contra o fogão!

- Tá maluca, mulher? Eu sou vascaíno! Disse ele, não se contendo mais a essa altura.

- Ah é! Eu me confundi! Ué se sentou, por quê? Não vai mais sair?

- Ia, mas desisti.

- Eeemm!? Insistiu incrédula.

- Você me convenceu. Espairecer, desanuviar, relaxar, ficar diante do computador, saber das noticias, namorar a Gisele ou a Flávia Alexandra, bater papo com alguém, tomar um chope, passar no mercado, na farmácia ou no açougue, já é muita coisa para um só dia e ainda por cima ter que assistir o mengão contra o fogão!? Ufa! Faça-me o favor! Eu vou é dormir!

Nenhum comentário: